sábado, 30 de junho de 2012

ÚLTIMAS NEWS - Convenções em BH: PT racha com o PSB na disputa pela PBH


Ruptura de aliança política na Capital mineira: o prefeito Márcio Lacerda (PSB) não consegue repetir a coligação de seu partido com o PT nas eleições deste ano, em Belo Horizonte (MG). Foto: EM 2012.

Letícia Silva / Isabella Lacerda*
O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou na tarde deste sábado (30) que lançará candidatura própria para a prefeitura de Belo Horizonte, o que significa rompimento com Márcio Lacerda, que confirmou sua candidatura pelo PSB no fim da tarde de hoje.
Durante convenção do PT, os membros do partido aprovaram a medida por 11 votos a 4. O nome do candidato não foi anunciado, mas o único inscrito é o atual vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho.
*Jornal O Tempo BH, publicado em 30/06/2012 18h01


Reviravolta: PT rompe com Lacerda e lança Roberto Carvalho como candidato em BH
Marcelo Ernesto*
Vice-prefeito Roberto Carvalho (PT) entra na disputa pela PBH. Foto: PT-MG /BH.
Belo Horizonte (MG) - O último dia para as alianças partidárias para as eleições de 2012 trouxe reviravoltas no quadro de candidatos da capital. No final da tarde deste sábado, após receber uma carta do presidente municipal do PSB, João Marcos Lobo, em que o partido oficializa a opção de concorrer com chapa própria para a eleição proporcional ao cargo de vereador. Diante da posição dos socialistas os petistas optaram – por unanimidade – lançar o presidente do diretório municipal, o vice-prefeito Roberto Carvalho, como candidato da legenda.

Na carta levada ao PT durante à tarde, o PSB afirma concordar com a participação de Miguel Corrêa Júnior no cargo de vice, mas “decidiu lançar chapa própria para a eleição de vereadores”. O texto causou a reação dos petistas. Indignados e capitaneados por Carvalho, decidiram lançar chapa própria, saindo da coligação que apoia Lacerda.

Militantes, durante a convenção neste sábado (30), na sede do PT-MG no Barro Preto em BH.
Logo após a escolha de Carvalho, a reunião foi suspensa. As negociações giram em torno do nome para vaga de vice que disputará junto com Carvalho. Pelo twitter, a vice-presidente do PT de BH disse que o presidente nacional do partido, Rui Falcão, já abençoou a decisão. “Rui Falcão mandou seu recado: ele apoiou a decisão e pediu que o partido siga em frente”, postou. Ainda segundo ela, existe a possibilidade do vice ser de outro partido.

Entenda os motivos para ruptura da aliança entre PT e PSB na Capital
No e-mail que chegou ao PT no início da convenção, assinado pelo presidente municipal do PSB, João marcos Grossi, os socialistas confirmam a candidatura de Lacerda com o deputado federal petista Miguel Corrêa Júnior como vice. "O PSB BH decidiu também lançar chapa própria para a eleição de vereadores", diz.
O texto ainda "reafirma sua convicção com a manutenção da aliança" que ajudou a eleger o prefeito em 2008, capitaneada pelo ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), então prefeito da capital e governador de Minas. E finaliza agradecendo ao "apoio já manifestado pelo PT, confiante na reedição da nossa aliança".
"O PSB rompeu o acordo de forma no mínimo desagradável e desrespeitosa", avaliou Roberto Carvalho, em meio a gritos de apoios de partidários. Nos bastidores, a informação é de que integrantes do PSDB, principalmente Aécio, tenha pressionado Lacerda para não ser feita a coligação entre PSB e PT para o Legislativo. "Tudo indica que houve essa pressão. O Walfrido já havia garantido que haveria a coligação proporcional", disse Carvalho, referindo-se a Walfrido Mares Guia, presidente do PSB mineiro.

Rivais comemoram
Logo que a informação foi anunciada, o diretório do PSDB que também se reúne em convenção comemorou a notícia. Entusiasmados, os tucanos gritavam o nome do presidente municipal do partido, deputado João Leite. Apesar disso, não há informações oficiais de que ele possa ocupar o cargo de vice no lugar do indicado pelo PT, Miguel Corrêa Júnior. Apesar disso, especula-se que o nome dele possa ser confirmado até o fim a noite, prazo máximo para o fim das convenções. 

PSB oficializa Marcio Lacerda como candidato à reeleição em BH
Marcelo Ernesto*
O prefeito Marcio Lacerda foi confirmado pelo PSB como candidato à reeleição para a prefeitura de Belo Horizonte. O anúncio ocorreu durante convenção do partido realizada na manhã deste sábado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A aliança de em torno de Lacerda é formada por 12 partidos, entre eles, o PT e o PSDB, rivais históricos. Para a vaga de vice na chapa o indicado é o petista Miguel Corrêa Júnior. Porém, a aliança com o PT está balançada, já que os socialistas rechaçam a aliança na chapa proporcional - para vereador – com o Partido dos Trabalhadores.

Lacerda tenta a reeleição, quatro anos após ter sido levado ao cargo com o apoio da, até então, inédita parceria de palanques entre petistas e tucanos. Tudo isso sobre a chancela do senador Aécio Neves e do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel. Apesar de ter dado certo nas urnas, a união provocou, e ainda provoca, algumas dores de cabeça a Lacerda.

Nos últimos dias, a coligação para as vagas de vereador tem esquentado os bastidores. O PT afirma que, por ter aberto mão de ser cabeça de chapa, faz questão da coligação proporcional. Por outro lado, o socialistas aprovaram resolução que ressaltam que não querem a união.
Neste sábado, após ter tido oficializada a candidatura, Lacerda fez questão de minimizar o clima de euforia. “Não estamos em campanha. Quem vai definir são os eleitores”, disse.


PMDB lança o deputado Leonardo Quintão à candidatura PBH
O presidente municipal do PMDB, deputado federal Leonardo Quintão, confirmou que será o candidato do partido para disputar a vaga de prefeito da capital. O anúncio foi feito no final da manhã deste sábado durante a convenção da legenda, que ocorre na Escola do Legislativo, na Zona Sul de Belo Horizonte. O cargo de vice-prefeito ficou com o presidente estadual do PDT, Mário Heringer. O encontro dos peemedebistas segue até o final da tarde, quando deve ser finalizada a composição da chapa de vereadores.
Quintão chegou a ficar indeciso em relação à candidatura quando seu companheiro de partido Sávio Souza Cruz se lançou na disputa. No entanto, no início da última semana voltou a afirma que iria concorrer à vaga. Apesar disso, não foi necessário muito esforço, já que Sávio resolveu retirar sua candidatura. Em nota, ele afirmou que o partido estava sofrendo “ingerência externa” e que, por isso, a disputa interna da legenda estaria comprometida.

Outras Candidaturas à Prefeitura de BH
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) realizou, na noite dessa quarta-feira (27), uma convenção e decidiu lançar a professora Vanessa Portugal como candidata à prefeita de Belo Horizonte. A candidata a vice será Lívia Furtado, que também é do partido. O PSTU vai disputar a eleição para vereador com quatro candidatos.
O Partido Verde (PV) confirmou no dia 23/6 o nome do deputado Délio Malheiros como candidato da legenda à Prefeitura de Belo Horizonte. Malheiros disse que "tenho a honra de ter sido escolhido por aclamação como candidato do PV à PBH. Agradeço a todos que defenderam essa tese', afirmou o deputado.
A professora Maria da Consolação Rocha foi oficializada na noite dessa sexta-feira (22), durante convenção partidária, candidata do PSOL a prefeita de Belo Horizonte, em uma coligação com o PCB.
250 delegados do Partido Comunista do Brasil (PC do B), militantes e cúpula, indicaram no dia 23 o apoio à candidatura doo prefeito Marcio Lacerda (PSB), no plenário da Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte. No entanto, o PC do B vai caminhar sem aliados na disputa pelas 41 vagas a vereadores disponíveis na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

*Jornais: EM/Publicação: 30/06/2012 18:18 Atualização: 30/06/2012 19:15 e Estadão/SP 30/6/12. Adaptações FN Café News

Eleições em BH: Confira no FN Café News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva