sábado, 29 de setembro de 2012

20 anos do impeachment de Collor

20 anos do impeachment de Collor: onde andará ‘o poder da alegria’?
Por França Neto*

Passeata do "Fora Collor", na 'Praça Sete' em Belo Horizonte (MG). Fotos: Ricardo Medeiros 29 set. 1992.
Com ‘25 anos de sonho e de sangue’, eu me lembro, nos idos de 1990, do dia em que retornei a Belo Horizonte (BH) para estudar o ensino superior. Como ‘rapaz latino-americano: sem dinheiro no Banco, sem parentes importantes, vindo do interior’ (Belchior), meus dilemas pessoais, nesse prospecto subjetivo, eram cada vez mais intensos e imensos, ao mesmo tempo. Desafios eram postos a todo instante: estudos, desemprego, atropelamento no trânsito e intervenções médico-cirúrgicas [CTI...].

Na Capital mineira, descobri, naquele momento, que, ao vivenciar a ‘dor’, era possível a alegria. Não uma alegria qualquer, tola. E descobri não só a alegria de viver, mas ‘o poder da alegria’. Descobri então ‘o poder da alegria em jovens’, como eu, que sonhavam e queriam, com toda a verve da indignação na alma, mudar o Mundo, mudar o País.

Em BH, mesmo com saúde debilitada, desloquei-me, no dia 29 de setembro de 1992, terça-feira, da minha residência até à Praça Sete (‘do Pirulito’), coração e centro nervoso da Capital. Ali, quase 100 mil pessoas, entre estudantes, jovens, aposentados, servidores públicos e trabalhadores, de maneira em geral, faziam passeatas marchando pelas avenidas e ruas envolta da Praça, com faixas, cartazes, e apitos, gritando, com mãos para o alto, de maneira sonhadora e alegre: ‘Fora Collor! Impeachment já!’.
 
No ‘poder da alegria’, juntei-me as essas manifestações pelas quais se pedia o impedimento ou a destituição de Fernando Affonso Collor de Mello (ex-PRN) do cargo de presidente da República do Brasil [motivo: esquema de corrupção que envolvia o ex-tesoureiro da campanha Paulo César Farias – corrupção ativa e passiva e tráfico de influências nos órgãos da Administração Pública federal].

Ao ser impulsionado pela maciça presença do povo nas ruas e praças das capitais e principais cidades brasileiras, a Câmara dos Deputados votou, por 441 a 38 votos, pelo impeachment do presidente, através de sessão no plenário, em Brasília-DF, na qual se julgava a cassação do mandato de Collor de Mello. Essa sessão foi transmitida ao vivo pela TV brasileira, inclusive com telões montados na Praça Sete.

Éramos então contagiados nos quatro cantos do País pelo ‘poder da alegria’. Ou melhor, saímos com o sentimento, naquele período, de que ‘a nossa indignação não era uma mosca sem asas’ e que, com mobilização, ‘ela (indignação) ultrapassa as janelas de nossas casas’, contra-parafraseando a letra do Skank.

Hoje, sábado (29/9), ao se completar os 20 anos do impeachment de Collor de Mello, indaga-se, por meio da transversalidade desses aspectos políticos nos dias atuais: cadê ‘o poder da alegria’ capaz de suscitar a indignação diante dos atuais esquemas de corrupção passiva e ativa na Administração Pública brasileira? Será que nossa indignação se cristalizou na profecia do Skank? Ou mesmo, será que perdemos a nossa capacidade de indignação, ou, de mobilização e participação social contra os escândalos e abusos do sistema político representativo vigente? Enfim, onde andará ‘o poder da alegria’?

*Editor do FN Café NEWS - Publicação: 29/09/2012. Professor e Jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva