terça-feira, 11 de setembro de 2012

Eleições em Montes Claros: renúncia de Athos à disputa pela Prefeitura de MoC


Ex-prefeito Athos Avelino, ex-deputado Humberto Souto e vereador Claudim (da esq. p/ dir.), durante comunicado oficial de renúncia. Foto: EM - 10 set. 2012.
Cida Santana*
MONTES CLAROS (MG) – Em entrevista coletiva na tarde dessa segunda-feira (10/9), o ex-prefeito Athos Avelino (PSB) comunicou oficialmente que não é mais candidato a prefeito de Montes Claros. Na mesma entrevista foi confirmado que o ex- ministro do Tribunal de Contas da União Humberto Souto (PPS, será o seu substituto, encabeçando a Coligação “Montes Claros em Boas Mãos”. O vereador Claudio Rodrigues (PPS), o Claudim da Prefeitura, foi mantido como candidato a vice.


Athos Avelino deixou a disputa depois de ser enquadrado na Lei da Ficha em função de condenação sentenciada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em junho de 2009, em ação de investigação eleitoral por abuso de poder político na campanha de 2008, quando era prefeito e tentava o segundo mandato.Ele foi acusado de participar do evento evangélico “Semana da Paz”, que contava com o apoio da prefeitura, realizado na última setembro de 2008, às vésperas do primeiro turno. O ex-prefeito recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que confirmou a condenação. A ação transitou em julgado em 28 de fevereiro de 2012.

No final de julho passado, a candidatura de Athos foi indeferida pela juíza Silvia Rodrigues de Oliveira Brito, da 184ª Zona Eleitoral de Montes Claros, que levou em conta que a Lei da Ficha Limpa ampliou de três para oito anos o prazo de inelegibilidade dos condenados por órgãos colegiados. Os advogados do ex-prefeito recorreram ao TRE, alegando que a sentença já tinha transitado em julgado e que ele cumpriu os três anos de inelegibilidade. Mas, eles não conseguiram convencer a Corte do TRE, que teve o mesmo entendimento da juíza de primeira instância e confirmou o indeferimento da candidatura. Messmo assim, Athos preferiu dar continuidade á sua campanha, recorrendo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Athos salientou que estava confiante que sua candidatura seria julgada e deferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas após a divulgação do Tribunal de que cerca de 15 mil processos ainda terão que serem julgados, ele se reuniu com lideranças e partidos e decidiu pela desistência da candidatura. “Não quero e nem posso submeter os meus eleitores a essa indefinição jurídica, por isso estou indicando ao ilustre nome do ex-ministro do Tribunal de Contas da União, Humberto Souto, e peço aos meus apoiadores e eleitores que apoiem o seu nome para prefeito para Montes Claros” disse o ex-prefeito, acrescentando que vai manter o trabalho eleitoral, pedindo votos para o ex-ministro do TCU.

Desde o início da indefinição legal da campanha de Athos Avelino, Humberto Souto tinha seu nome cogitado para assumir a candidatura. No entanto ele disse que estava em Brasília e que foi surpreendido pelo convite de Athos. “Aceitei esse desafio porque não podemos nos omitir quando se é convocado para servir, e apesar dos poucos dias campanha acredito que podemos surpreender”, disse o novo candidato a prefeito de Montes Claros, Humberto Souto.

Ao ser questionado sobre o fato de candidatos dizerem que são candidatos da presidente Dilma Roussef e do ex-presidente Lula, como é o caso de Paulo Guedes (PT) e Jairo Ataíde (DEM) ter o apoio do governo do estado, Souto disse que será "o candidato do povo de Montes Claros".

Sobre o que pretende fazer em tão poucos dias de campanha, Souto disse que não vai prometer grandes obras ou resolver os graves problemas da cidade, mas sim vai priorizar o combate à corrupção. Segundo ele, se o futuro prefeito não roubar o dinheiro público, é perfeitamente possível realizar obras e estruturar a cidade com os recursos financeiros que são destinados ao município.

Quanto à substituição dos números e fotos nas urnas eletrônicas, se ainda houver tempo hábil, o numero 40 do PSB (Athos) será trocado pelo 23 do PPS (Humberto Souto). A partir da próxima quarta-feira, Humberto Souto já deverá aparecer no horário Eleitoral gratuito do TRE, como novo candidato a prefeito pela coligação ‘Montes Claros em Boas Mãos”.

Aos 78 anos, ao longo de 40 anos de vida pública, além de ministro do TCU, Humberto Souto foi vereador, deputado estadual e exerceu sete mandatos como deputado federal. Mas, é a primeira vez que ele concorre à prefeitura de Montes Claros (246,7 mil eleitores). Também estão no páreo o ex-prefeito e deputado federal Jairo Ataíde (DEM), o ex-deputado estadual Ruy Muniz (PRB) e o deputado estadual Paulo Guedes (PT), além dos representntes de partidos "nanicos" Mineirinho (Psol) e Filipe Gonçalves (PSTU).

*Publicação:  Jornal Estado de Minas - BH 10/09/2012 21:45

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva