sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Evento da Pátria: Confrontos e detenção em MoC


Marcha do "Grito dos Excluídos": saída da Praça da Catedral, em Montes Claros. Foto:http://anglicanismoinmoc.blogspot.com.br.7 set 2012
MONTES CLAROS (MG) - Durante desfile de sete de setembro em Montes Claros, os integrantes do 18º “Grito dos Excluídos” foram impedidos pela Polícia Militar da cidade de fazer seu trajeto próprio no evento da ‘Pátria’. O desfile da Independência foi realizado na Avenida Deputado Esteves Rodrigues – ‘Avenida Sanitária’, com honras militares, palco para autoridades e presença de candidatos à prefeitura da cidade que, em meio aos solavancos, disputavam o eleitor montesclarense, por meio de ‘santinhos’, bandeiras e placas com as propagandas em cavaletes.
 
Os integrantes do ‘Grito dos Excluídos’ foram mantidos alguns metros de distância do desfile. Sempre acompanhados por viaturas e policiais fortemente armados, eles foram impedidos, segundo organizadores, de fazer suas manifestações, de forma democrática, na principal avenida da cidade, na qual se realizava o desfile. Houve confrontos entre integrantes e policiais, com detenção no local.

Dom José Alberto Moura (ao centro), arcebispo de Montes Claros: Leitura do Evangelho, durante o "Grito".
 Curioso embate: De um lado, o 18º grito dos excluídos de Montes Claros, sob a coordenação da Arquidiocese de Montes Claros (com aval do arcebispo dom José Alberto Moura), dos movimentos sociais, sindicais e de organizações da sociedade civil, traduzia-se, horas antes do desfile, em um movimento no qual havia diversos religiosos, seminaristas católicos e professores que defendiam, segundo integrantes, ‘bandeiras de luta do povo sofrido da cidade e do campo’. Do outro, o aparato militar, na Avenida Sanitária, desfilava orgulhosamente suas glórias do passado (Golpe ou Revolução?...), com carros bélicos, armas e fardas.

Fotos: http://anglicanismoinmoc.blogspot.com.br. Adaptações FN Café News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva