domingo, 16 de setembro de 2012

Pesquisa de intenção de voto para prefeito em Montes Claros...

Eleições em Montes Claros são marcadas por fortes especulações em intenção de voto para prefeito

Por França Neto*
MONTES CLAROS (MG) - Sem muita empolgação, por parte do eleitor montes-clarense que demonstra sua apatia e indiferença pelas ruas, avenidas e pelos bairros da cidade nas eleições deste ano, o embate político entre as campanhas dos candidatos à prefeitura da cidade é marcado por fortes especulações em pesquisas eleitorais, as quais devem ser divulgadas no meio desta semana.

Desde o início da propaganda eleitoral gratuita na TV e no Rádio, não houve nenhuma sondagem de intenção de votos para prefeito de Montes Claros. Com isso, gera-se muita especulação em torno de pesquisas eleitorais entre os candidatos, cada qual produzindo sua survey, tanto quantitativa como qualitativa, e julgando que sua candidatura aparece como líder nas sondagens, tendo, segundo candidatos, sua 'presença garantida no segundo turno das eleições'. Trata-se, aqui, de mera especulação eleitoral.

Pela frequência de divulgação de pesquisas eleitorais nas capitais e cidades de porte médio no Brasil, o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) disponibilizou, desde julho, o nome de Montes Claros, em seu portal de pesquisas eleitorais, para eventuais sondagens de intenção de voto para prefeito. Resta saber: quando o Ibope vai divulgar essa pesquisa em Montes Claros? O instituto Datafolha parece que tem apenas intenção de fazer as sondagens nas capitais e principais cidades brasileiras. Se, porventura, for contratado por campanhas nas eleições majoritárias de cidades médias, como Montes Claros, o Instituto deve então realizar ali uma sondagem local. Entretanto, o Datafolha não confirma ainda qualquer sondagem de intenção de voto para prefeito na cidade.

Já o DataTempo/CP2, que vem frequentemente fazendo sondagens na cidade, divulgou, no dia 18/6, a última pesquisa de intenção de votos para prefeito, conforme publicada pelo FN Café NEWS, a qual trouxe empate técnico entre os candidatos Jairo Ataíde (DEM) [23,3%] e [22,1%] Athos Avelino (PSB), cuja disputa, à época, era, de forma acirrada, pela liderança da intenção de voto do eleitor. Em Belo Horizonte, conta-se ainda com dois institutos de renome: o Vox Populi e o MDA/Estado Minas, que, também, não têm previsão de sondagens para a cidade. 

Com pouco mais de 370 mil habitantes (246.711 eleitores), o sexto maior município em população no Estado e a maior cidade do Norte Minas, Montes Claros ainda não se destaca regional e nacionalmente com um grande instituto de pesquisa de opinião pública e estatística.

Com saída oficial de Athos Avelino (PSB) do páreo, na última segunda-feira (10/9), especula-se, por exemplo, na cidade de que a intenção de votos talvez tenha um efeito migratório pulverizador entre os candidatos Humberto Souto (PPS), que substituiu Athos, Paulo Guedes (PT), Ruy Muniz (PRB) e o próprio líder nas pesquisas, Jairo Ataíde (DEM), ainda que em proporções menores nessa migração de votos, pois o ‘democrata’ dificilmente teria uma majoração de votos entre os eleitores de Athos.

Do ‘Quarteirão do Povo’ (Centro da cidade) ao ‘Grande Maracanã’ (um dos bairros mais populosos), nenhum eleitor, na verdade, não se arrisca a nada, nem ao menos um pitaco qualquer, sobre quais candidatos que vão para um eventual segundo turno nas eleições municipais em Montes Claros.

Dessa maneira, sem sondagens dos principais institutos de pesquisas eleitorais, com rigor científico na apuração, vira-se, portanto, mera especulação nesse contingencial de intenções de votos para prefeito na cidade. Por enquanto, o que vale até agora é que todos os candidatos, inclusive Filipe (PSOL) e Mineirinho (PSTU), têm ‘zero voto’ na urna eleitoral do TRE-MG. Cabe ao escrutínio do Tribunal Eleitoral apurar “quem vai encher o balaio” no dia sete de outubro próximo.

*Editor do FN Café NEWS - Publicação: 16/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva