sábado, 22 de setembro de 2012

Pesquisa Vox Populi de intenções de voto para prefeito de Montes Claros

Pesquisa Vox Populi encomendada pelo PT dá empate técnico entre Jairo Ataíde, Paulo Guedes e Ruy Muniz na disputa para prefeito em Montes Claros
Cenário de intenções de voto está bastante embolado

Jairo lidera com um ponto percentual de vantagem sobre o segundo colocado, segundo o Vox
MONTES CLAROS* – O Partido dos Trabalhadores (PT) encomendou uma pesquisa junto ao Instituto Vox Populi nesta sexta (21/9), em Belo Horizonte, que traça cenário bastante complexo e embolado na disputa pela Prefeitura de Montes Claros, e diferente da última pesquisa do Instituto MDA/Estado de Minas que foi divulgada na quinta-feira (20/7) pelo FN Café NEWSA pesquisa do Vox Populi aponta um empate técnico entre três candidatos que vêm se destacando até agora na liderança pela intenção de votos.

Paulo Guedes X Ruy Muniz: disputa apertada pela segunda colocação.
De acordo com os novos números do Vox Populi, o deputado federal e ex-prefeito Jairo Ataíde (DEM) ainda lidera, por meio da pesquisa estimulada, a disputa para prefeito da cidade, com 25% das intenções de voto. Entretanto, o deputado estadual Paulo Guedes (PT), com 24% de preferências de voto, o ex-deputado estadual Ruy Muniz (PRB), com 22% , seguem no encalço do deputado federal pela disputa da liderança da intenções de voto na cidade.

Vox Populi traz, ainda, o ex-deputado federal e ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Humberto Souto (PPS), com 9% das intenções de voto. Mineirinho do PSOL tem 1%. Filipe Gusmão (PSTU), que foi afastado da disputa nesta semana por decisão da Justiça Eleitoral, não pontuou  segundo o Vox.

Pela intenção espontânea de votos, o resultado é o seguinte: Jairo Ataíde, 20%; Paulo Guedes e Ruy Muniz, 19%; Humberto Souto, 7%; Mineirinho e Filipe 0%


A pesquisa Vox Populi foi realizada entre os dias 14 e 19 de setembro e ouviu 750 eleitores, número que o do instituto avalia ser o necessário para obter representatividade para o conjunto do município. A margem de erro estimada para a amostragem é de 3,6 pontos percentuais para mais ou para menos, em intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MG-00503/2012, em 14 de Setembro de 2012.

Apesar da pesquisa ser registrada no TRE-MG, tenta-se agora avaliar a credibilidade dessa sondagem do Vox Populi, a qual foi encomendada pelo PT. Esse novo cenário, na rodada de pesquisas, foi divulgado com exclusividade pelo blogsite 'Em Tempo Real', do jornalista Luís Cláudio Guedes que é primo do deputado estadual Paulo Guedes. No entanto, não se pode ignorar tal quadro, o qual fica cada vez mais embolado na disputa pela intenção de voto para prefeito de Montes Claros.

Rejeição e decisão de voto
Segundo Vox Populi, o petista Paulo Guedes tem o eleitor com opção de voto mais cristalizada: 71% dos eleitores que indicaram o seu nome disseram que não pretendem mudar de ideia, contra 65% no caso de Jairo Ataíde, 67% e 68% para Humberto Souto e Ruy Muniz, respectivamente.
Ruy Muniz tem a maior rejeição entre todos os candidatos, segundo a pesquisa Vox Populi. Perguntados em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum, 19% dos entrevistados citaram o nome do empresário e ex-deputado. Jairo Ataíde aparece com 16% de rejeição, bem próximo de Mineirinho do PSOL, rejeitado por 15% dos eleitores. Paulo Guedes (9%) e Humberto Souto (8%) têm as menores rejeições. O ex-prefeito Jairo, no entanto, reúne a maior expectativa de vitória entre todos os candidatos. Para 44% dos entrevistados avaliam que ele ganharia a eleição em Montes Claros. Ruy Muiz (com 19%) e Paulo Guedes (14%) ficam bem mais atrás quando a pergunta é a convicção de quem será o próximo prefeito de Montes Claros, independentemente da intenção de voto do eleitorado.


Influência de lideranças nas intenções de votos
Na survey, o Vox Populi sonda o prestígio de lideranças nacional e regional no embate, quando cita o governador Antonio Anastasia (PSDB) em pergunta sobre sua influência na decisão de voto do eleitor. Apenas 9% disseram que, sim, levaria em conta o pedido do governador em favor do seu candidato na hora de decidir em quem votar, contra 19% que responderam não votar em nome apoiado por ele e 50% que não levaria o apelo do governador em conta.
O ex-presidente Lula demonstra maior poder de persuasão junto ao eleitor de Montes Claros: 22% disseram votar com certeza no candidato apoiado por ele, ante os 13% que não votariam. Para 41% dos entrevistados, a indicação de Lula não faria muita diferença. A presidente Dilma Rousseff influenciaria positivamente 21% dos eleitores e não seria atendida em apelo para votar no seu candidato por outros 13%. Dilma não teria influência sobre 43% dos respondentes à pesquisa Vox Populi.
O nome do senador da República Aécio Neves (PSDB) não aparece nessas sondagens do Instituto sobre sua influência na intenção de voto pela prefeitura da cidade. No entanto, o senador tucano demonstrou seu prestígio na sexta-feira (21/9) junto às lideranças locais, com carreatas e comícios, na visita de apoio as campanhas de Jairo Ataíde, em Montes Claros, e do ex-prefeito Ivonei Abade, em Janaúba.

Expectativa de vitória para prefeito
O ex-prefeito Jairo, no entanto, reúne a maior expectativa de vitória entre todos os candidatos. Para 44% dos entrevistados avaliam que ele ganharia a eleição em Montes Claros. Ruy Muiz (com 19%) e Paulo Guedes (14%) ficam bem mais atrás quando a pergunta é a convicção de quem será o próximo prefeito de Montes Claros, independentemente da intenção de voto do eleitorado.

*Fonte: Em Tempo Real, do jornalista Luís Cláudio Guedes, com adaptações de texto e imagens do FN Café News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva