domingo, 1 de julho de 2012

Patrimônio da Humanidade: 'o Rio de Janeiro continua lindo...'


Unesco declara Rio de Janeiro Patrimônio Mundial

O Rio de Janeiro é a primeira cidade do mundo que recebeu este título da Unesco

O Cristo Redentor é um monumento que celebra o cristianismo no Brasil, ao retratar Jesus Cristo de braços abertos para a humanidade. O Redentor fica localizado no bairro do Alto da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro.
AFP - Agence France-Presse - 01 de julho de 2012 | 10h 00
O Rio de Janeiro, conhecido como cidade maravilhosa por suas praias, clima e beleza natural, entre as montanhas e o mar, foi declarado neste domingo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Mundial, na categoria paisagem cultural urbana, durante uma reunião em São Petersburgo (Rússia).

O Rio de Janeiro é a primeira cidade do planeta a ser incluída na lista. O conceito de paisagem cultural foi criado pela Unesco em 1992.

Rio de Janeiro: Vista de Copacabana. Foto: Daniel Marenco - 23.jun.12/Folhapress.
Os famosos símbolos de cartão postal da cidade, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o calçadão de Copacabana ou deslumbrante vista da Baía de Guanabara, foram apresentados como argumentos pelo Brasil. Durante a apresentação, o comitê técnico da candidatura do Rio na Unesco defendeu as "paisagens cariocas entre a montanha e o mar".

Na apresentação, o Rio de Janeiro foi mostrado como uma cidade onde a paisagem urbana se funde com uma natureza exuberante que dá origem a "uma cultura de rua", com grandes espaços abertos, parques públicos, jardins e orla que são parte da vida cotidiana dos cariocas.

Rio de Janeiro: cidade maravilhosa. Imagens: RioTur 2012.
Definida pelo Pão de Açúcar em um extremo e o Morro do Pico no outro, em Niterói, a Baía de Guanabara é considerada o berço do Rio de Janeiro e atravessa bairros tradicionais, como Botafogo e Flamengo. A baía foi o primeiro ponto da cidade identificado pelos exploradores portugueses em 1502, quando acreditavam ter descoberto um rio.

Outro ícone da cidade, que recebe milhares de turistas a cada ano, é a estátua do Cristo Redentor, também muito mencionado pela delegação brasileira em São Petersburgo, a antiga capital imperial russa que recebe a reunião da Unesco.

Outros locais apresentados foram a Floresta da Tijuca, que abriga uma rica biodiversidade com espécies em perigo de extinção e que foi nomeada Reserva Mundial da Biosfera, a Pedra da Gávea e o Jardim Botânico, criado em 1808.

A praia de Copacabana, com seu famoso calçadão de pedras portuguesas, e Ipanema, que inspirou o surgimento da bossa nova, também foram lembrados. Destino turístico por excelência, a cidade maravilhosa também é famosa por seu carnaval, que todos os anos atrai milhares de pessoas para suas ruas em fevereiro.

Publicação: 01/07/2012 09:43 Atualização:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva