quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Operação da PF de combate à corrupção na Administração Pública



CORAÇÃO DE JESUS/MG – A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (23/8) a Operação Odin para combater quadrilha que desviava recursos públicos da cidade de Coração de Jesus/MG.

A operação cumpriu 11 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília/DF, e pela Justiça Federal - Subseção Judiciária em Montes Claros.

Toninho Cordeiro, prefeito de Coração de Jesus
As investigações apuraram que obras públicas contratadas pelo município junto a empresas particulares, mediante licitações fraudadas, estavam sendo executadas por maquinário e trabalhadores pagos pelo poder público do município de Coração de Jesus. Apontaram, também, para a existência de fraude na concessão e saque de verbas destinadas ao pagamento de Tratamento Fora de Domicílio-TFD. Os benefícios desta espécie eram criados pelos fraudadores de forma fictícia em nome de terceiros e sacados em proveito próprio.

A decisão do Tribunal Regional Federal – 1ª Região, que autorizou a realização das buscas, determinou, também, a aplicação de medidas cautelares para o prefeito de Coração de Jesus, Antônio Cordeiro de Faria (PSDC), Toninho Cordeiro, e os seguintes investigados: o secretário de transportes, o ex-secretário de saúde e o contador do município, os quais, além de terem o exercício de suas funções públicas suspensas, estão proibidos de acessarem os prédios da prefeitura de Coração de Jesus e a suas respectivas secretarias. Os investigados estão também proibidos de estabelecer qualquer comunicação entre si ou com qualquer funcionário da administração pública municipal, testemunhas e construtoras investigadas. Por fim, a Justiça determinou que fossem colocadas tornozeleiras de monitoração eletrônica[1] nos investigados.

O descumprimento de qualquer dessas medidas cautelares ensejará no imediato decreto de prisão preventiva e recolhimento a uma unidade prisional.

A Delegacia de Polícia Federal deve conceder entrevista coletiva nesta quinta-feira, à tarde, na sede da, em Montes Claros/MG, localizada na Rua Coração de Jesus, 500, Centro.

[1]De acordo com a PF, a implantação da vigilância eletrônica representa um avanço tecnológico de grande relevância jurídica, social e científica, tendo em vista que permite fiscalizar o cumprimento das medidas judiciais impostas; conhecer a localização do indivíduo, seja este um indiciado, denunciado ou, até mesmo, condenado em progressão de regime de pena; e utilizar a monitoração eletrônica como um eficiente meio alternativo, capaz de substituir o encarceramento.

Odin significa na cultura nórdica deus supremo na mitologia escandinava e sueca. Rodeado pela família, o deus assume qualquer responsabilidade, assim como também resolve todos os problemas e se emociona com todas as situações

Fonte: Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Montes Claros/MG, com adaptações do FN Café News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva