quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ELEIÇÃO AO GOVERNO MG 2014: Fernando Pimentel pode garantir 1ª vitória do PT ao governo de Minas Gerais no primeiro turno, caso os 'indecisos' não deem a 'reviravolta eleitoral'

Em Minas Gerais, Pimentel tem 44% e Pimenta da Veiga 25%, segundo Ibope

Pimentel pode garantir 1º governo do PT em Minas Gerais.
BELO HORIZONTE (MG)* – O candidato Fernando Pimentel (PT) lidera e pode vencer a eleição para o governo de Minas Gerais no primeiro turno, caso a soma dos demais candidatos na disputa não ultrapasse as intenções de voto do primeiro colocado. Pimentel tem 44% das intenções de voto na corrida ao Palácio Tiradentes/MG, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23). Pimenta da Veiga (PSDB) aparece em segundo lugar com 25% das preferências dos eleitores mineiros.

No entanto, essa vitória de Pimentel no 1º turno vai depender das intenções de voto dos indecisos, que somam juntos 23% dos eleitores no Estado. Hoje, brancos e nulos somam 9% e não sabe: 14%. Se essas intenções, no universo dos indecisos, começarem a decidir para qualquer dos candidatos bem atrás do candidato do PT, o segundo turno da eleição para governador poderá ser realizado no dia 26 de outubro deste ano. Caso contrário, Pimentel pode assegurar a primeira vitória do Partido dos Trabalhadores ao governo de Minas Gerais.

Ainda na pesquisa Ibope, os demais candidatos têm os seguintes percentuais de intenção de voto: Tarcísio Delgado (PSB) tem 4%; Fidélis (PSOL) aparece com 1%; Eduardo Ferreira (PSDC)  1%; Professor Túlio Lopes (PCB) 1%; Cleide Donária (PCO) 1%
Em relação às sondagens realizadas pelo Ibope, o candidato do PT subiu um ponto percentual em relação ao levantamento anterior, realizado pelo instituto entre 13 e 15 de agosto. O candidato do PSDB subiu dois pontos percentuais.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo.

Segundo turno
O Ibope fez uma simulação de segundo turno entre Fernando Pimentel e Pimenta da Veiga. Os resultados são os seguintes: Pimentel tem 46% e Pimenta: 28%. Brancos/nulos somam 10% e ‘não sabe/não respondeu’ são 15% no 2º turno.


Rejeição
O Ibope também apontou a rejeição dos candidatos. A maior rejeição é de Pimenta da veiga, que tem 13%. Na sequência aparecem Pimentel (12%), Fidélis (11%), Tarcísio (8%), Professor Túlio Lopes (8%), Cleide (7%), Eduardo (7%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 22 de setembro. Foram entrevistados 2.002 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, a probabilidade do resultado retratar a realidade é de 95%.


SENADO
Para o Senado, o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) lidera com 47% das intenções de voto. Logo após, aparece o empresário Josué Alencar (PMDB) com 20%; Margarida (PSB) tem 1%; Tarcísio (PSDC) - 1%; Edilson Nascimento (PTdoB) - 1%; Geraldo Batata (PSTU) - 1%; Graça (PCO) - 1%; Pablo Lima (PCB) - 1%.

O candidato do PSDB subiu um ponto percentual e o do PMDB, quatro pontos percentuais. No levantamento anterior, realizado nos dias 13 e 15 de setembro, Anastasia tinha 46% das intenções de voto e Josué Alencar, 16%.


Os votos de ‘brancos e nulos’ somaram 11% e ‘não sabe’ - 17%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número 00114/2014.

Avaliação do governador de MG
Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação ao governo Alberto Pinto Coelho. Segundo o Ibope, 35% disseram que a administração dele é "ótima ou boa". Outros 30% afirmaram que ela é regular. Os que dizem que é “ruim ou péssima” somam 16%.

*FN Café NEWS/ Com G1 MG-BH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva