quarta-feira, 10 de setembro de 2014

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2014: Pesquisa Datafolha aponta empate técnico entre Dilma e Marina nos dois turnos da eleição presidencial

Dilma e Marina seguem em empate técnico no 1º e 2º turnos, diz pesquisa Datafolha

Levantamento mostra oscilação dentro da margem de erro das candidatas que lideram a disputa; Aécio Neves (PSDB) aparece em terceiro com 15%
Dilma e Marina seguem empatadas tanto no primeiro quanto no segundo turno da eleição presidencial, aponta Datafolha.
Por Mateus Coutinho/AE
Pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quarta-feira, 10, pelo Jornal Nacional, da TV Globo, aponta empate técnico entre as candidatas Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) no primeiro e segundo turnos da eleição presidencial. Em terceiro aparece o candidato do PSDB, Aécio Neves, com 15% das intenções de voto.

As duas candidatas oscilaram um ponto percentual em relação ao último levantamento. Dilma chegou a 36% das intenções de voto, contra 35% da última pesquisa feita no começo do mês, e Marina aparece logo atrás com 33%, ante 34% registrado anteriormente. Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, elas estariam empatadas no limite. Os demais candidatos somam 3%, brancos e nulos ficaram em 10% e 5% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

2º turno. As duas candidatas que lideram a disputa voltaram a empatar tecnicamente dentro da margem de erro em um eventual segundo turno. No cenário traçado pela pesquisa, a candidata Marina Silva aparece com 47% contra 43% de Dilma. Neste caso, a porcentagem de brancos e nulos chega a 6% e 4% não souberam ou não quiseram responder.

Na pesquisa anterior, Marina aparecia com 48% e Dilma com 41% em um eventual segundo turno.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a candidata petista vence por 49% a 38%. Num eventual segundo turno de Marina contra o tucano, a ex-ministra venceria por 54% a 30%.

Avaliação
O levantamento desta quarta mostrou ainda que a aprovação do governo Dilma Rousseff se manteve estável em comparação com a pesquisa do Datafolha no início do mês. A porcentagem de eleitores que consideram o governo ótimo ou bom se manteve em 36%, os que consideram regular ficaram em 38% e os que acreditam que a gestão da presidente é ruim ou péssima ficaram em 24%. Os índices são os mesmos registrados no começo de setembro. 1% dos entrevistados não respondeu.

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 9 deste mês em 10.568 municípios do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva