sábado, 28 de julho de 2012

Eleições 2012: Athos Avelino (PSB) tem candidatura indeferida em MOC



Registro de candidatura de Athos Avelino Pereira (PSB)  foi indeferido para prefeito de Montes Claros.  Foto: L C Gusmão.

MONTES CLAROS - Candidatura a prefeito de Athos Avelino Pereira (PSB), da coligação “Montes Claros de Mãos Dadas”, foi indeferida, na tarde dessa sexta-feira (27), pela  juíza eleitoral Sílvia Rodrigues de Oliveira Brito, do Cartório da 184ª Zona Eleitoral de Montes Claros. De acordo com a legislação, Athos pode recorrer normalmente nas instâncias decisivas eleitorais.

A impugnação da candidatura do ex-prefeito Athos ocorreu após a Justiça Eleitoral de Montes Claros atender a dois pedidos, sendo um formulado pelo candidato do PSTU, Filipe Gonçalves Gusmão, e outro pela coligação majoritária “Bem Melhor”, liderada pelo candidato e ex-prefeito Jairo Ataíde/vice Antônio Henrique Sapori, que forma também a coligação proporcional “Unidos Pelo Bem” (PSDB/PV),

Por meio de sua assessoria jurídica, o candidato Jairo Ataíde e sua coligação alegaram que “Athos Avelino estaria inelegível pelo período de oito anos por ter sido condenado a três anos de inelegibilidade; por ter sua participação, na condição de prefeito e, ao mesmo tempo, candidato, na 'Semana da Paz' que foi promovida por igrejas evangélicas em outubro de 2008” na cidade.

Não é primeira vez que é decretada a inelegibilidade do ex-prefeito Athos Avelino Pereira (PSB). Nas eleições de 2010, o ex-prefeito Athos teve sua candidatura impugnada para uma cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Até então, ele vinha liderando as pesquisas eleitorais juntamente com o ex-prefeito Jairo Ataíde, nas intenções de voto para prefeito de Montes Claros.

Dos seis candidatos a prefeito de Montes Claros foram aprovados os registros de Filipe Gonçalves (PSTU), Jairo Ataíde (DEM) Paulo Guedes (PT), Ruy Muniz (PRB) e Waldeir Mineirinho (PSOL). O registro de candidatura do ex-prefeito Athos Avelino Pereira (PSB) foi reprovado, na noite de sexta-feira (27), ao acatar a ação impetrada pelo seu adversário, Jairo Ataide, e pelo candidato do PSTU, Felipe Gonçalves Gusmão.

Na manhã de sexta-feira, Athos Avelino se reuniu com a coordenação da campanha e o deputado Arlen Santiago (PTB), para definir as ações enquanto entra com recurso no TRE-MG contra o indeferimento da sua candidatura. A assessoria jurídica do candidato analisou que a sentença não tem consistência jurídica e forneceu atestado eleitoral com essa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva