segunda-feira, 23 de julho de 2012

Unimontes: sinônimo de excelência no ensino, pesquisa e extensão



Unimontes, campus universitário Professor Darcy Ribeiro, em Montes Claros. Foto: Portal Unimontes/ACS 2012.

BRASÍLIA* – Após três edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) continua na segunda posição do ranking das dez melhores instituições de ensino superior do país, com 59,09% - porcentagem de conceitos máximos de cursos com nota 5 na avaliação do Enade. O levantamento foi realizado pelo jornal O Globo, do Rio de Janeiro, que divulgou novamente em sua seção de "Educação". Foram consideradas apenas instituições de médio e grande porte que já receberam pelo menos 12 conceitos no exame dessas edições do Enade.

Ainda, de acordo com O Globo, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a instituição brasileira com melhor aproveitamento no Enade: 80% dos cursos avaliados tiraram o conceito 5, o maior na escala de 1 a 5.

O ranking do Enade revela que as cinco instituições com maior proporção de notas 5 são públicas e de Minas Gerais, como: a UFMG, com a primeira colocação, seguido da Unimontes.
CCH/Unimontes - Prédio 2: Campus Central

A Unimontes, segundo o professor  Wagner Rocha, diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH/Unimontes), “tornou-se excelência na qualidade do ensino, pesquisa e da extensão na maioria dos cursos de licenciaturas, com a valorização na formação de professores no Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri”, analisa o professor.

Além do campus central universitário Professor Darcy Ribeiro, em Montes Claros (MG), a Unimontes oferta atualmente cursos de graduação presencial em 12 campi universitários nas cidades de Almenara (Pedagogia e Letras/Português), Bocaiúva (Física e Química), Brasília de Minas (Pedagogia e Administração), Espinosa (Pedagogia e Letras/Português, Normal Superior – Magistério Séries Iniciais), Janaúba (Agronomia, Zootecnia, Pedagogia), Januária (Pedagogia, Letras/Português, Letras/Inglês e Educação Física), Joaíma (Pedagogia), Paracatu (Pedagogia e Tecnologia em Agronegócios), Pirapora (Geografia e Pedagogia), Salinas (Ciências Contábeis), São Francisco (História e Matemática), Unaí (Letras/ Inglês e Ciências Biológicas).

No campus central, a Unimontes oferece os seguintes cursos: Administração, Artes Música, Artes Teatro, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Ciências da Religião, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Sistemas, Filosofia, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português, Matemática, Medicina, Odontologia, Pedagogia, Serviço Social, Sistemas de Informação.

A Unimontes, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEED) e com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferece também nove cursos de licenciatura, na modalidade de educação a distância, sendo: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Geografia, História, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Letras/Português e Pedagogia. Os polos de apoio presencial selecionados para oferta desses cursos foram os seguintes: Almenara, Buritizeiro, Carlos Chagas, Cristália, Francisco Sá, Itamarandiba, Janaúba, Januária, Lagoa Santa, Mantena, Pedra Azul, Pompéu, São João da Ponte e Urucuia.

A pós-graduação na Unimontes estrutura-se em duas modalidades: pós-graduação lato sensu (cursos de especialização direcionados à capacitação profissional ou científica) e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). No stricto sensu, a Unimontes conta hoje com nove mestrados, sendo em: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Desenvolvimento Social, Letras - Estudos Literários, História, Produção Vegetal no Semiárido, Zootecnia, Biotecnologia (Profissional), Cuidado Primário em Saúde (Profissional). Possui um doutorado próprio em Ciências da Saúde.

 

O Enade no RJ

A instituição pública fluminense em melhor posição é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a 12.ª colocada, com 38,09% de conceitos máximos. Das 50 melhores instituições no ranking, apenas sete são privadas.mA Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) ficou em oitavo lugar, com 40%, o melhor desempenho no estado. 

Clique aqui e confira o ranking completo


O que é o ENADE
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal.

O ENADE é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, que é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, autarquia vinculada ao Ministério da Educação, segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES, órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES.

É objetivo do ENADE acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. Seus resultados poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado e região. Assim, serão constituídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação, por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.
 

*Fonte: O Globo,  FN Café News, MEC e Portal Unimontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva