segunda-feira, 2 de julho de 2012

Vice-prefeito de BH oficializa candidatura na Justiça Eleitoral à revelia da cúpula do PT



Decisão contraria executiva estadual e nacional do PT
O deputado federal e presidente estadual do PT-MG, Reginaldo Lopes, deve  reunir com a cúpula partidária para mudar a chapa do PT no TRE, encabeçada pelo vice-prefeito de BH. Foto arquivo do deputado.

BH* – Enquanto a executiva estadual do PT se reunia para decidir se teria candidatura própria em BH, o vice-prefeito petista Roberto Carvalho registrava sua candidatura à prefeitura nesta segunda-feira (2/6), junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais e o secretário geral do PT de Belo Horizonte, Geraldo Arcoverde, como vice em sua chapa. “Está marcada uma reunião ainda hoje para discutirmos a campanha”, afirmou Carvalho.

O vice-prefeito de Belo Horizonte e presidente municipal do PT, Roberto Carvalho, registrou no TRE, no final da tarde desta segunda-feira, sua candidatura à prefeitura da capital.

A decisão foi tomada sem o consentimento da executiva estadual do partido, que transferiu para a executiva nacional a palavra final sobre o nome para a disputa. Para o cargo de vice na chapa, o escolhido por Carvalho foi o secretário-geral em BH, Geraldo Arcoverde. A atitude repercutiu na reunião da executiva estadual. Mesmo assim, os caciques da sigla garantiram que é possível trocar a chapa já registrada pelo vice-prefeito. De acordo com o deputado federal e presidente estadual do PT, Reginaldo Lopes, todos os secretários petistas que estão na administração municipal atualmente irão entregar os cargos depois que o partido decidiu romper com o PSB.

A Executiva do PT chegou mesmo a anunciar o nome do ex-ministro Patrus na tarde desta segunda

Ex-ministro Patrus Ananias.
A executiva estadual do PT anunciou nesta segunda-feira (2) que o ex-ministro Patrus Ananias é o candidato da legenda à prefeitura de Belo Horizonte. No entanto, enquanto a escolha era divulgada em entrevista coletiva pelos dirigentes, o atual vice-prefeito e presidente do PT-BH Roberto Carvalho foi ao Tribunal Regional Estadual (TRE) e registrou sua candidatura, tendo como vice o secretário-geral do diretório, Geraldo Arco-verde. 
O fato levou a executiva estadual a nomear uma comissão responsável por dialogar com as duas lideranças. As negociações serão finalizadas ainda na terça-feira (3), quando está agendada uma coletiva em São Paulo com a presença do presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão, para anunciar o cabeça de chapa petista.
A executiva estadual do PT ainda orientou todos os petistas que fazem parte da administração municipal a deixarem seus cargos em dois dias. “Respeitamos o nome de Roberto Carvalho, mas Patrus tem musculatura política para fazer o embate na capital. Por isso levaremos amanhã (terça) para a nacional o nome de Patrus como o nome do PT mineiro”, declarou Lopes. O deputado federal Miguel Correa Júnior se colocou à disposição para formar a chapa com o ex-ministro, mas a legenda ainda não sabe se sairá com chapa pura ou se tentará a coligação com o PMDB mineiro.
Toda essa indecisão dentro da legenda levou a uma briga política entre a ala do vice-prefeito Roberto Carvalho e a executiva estadual. Carvalho chegou a chamar o presidente mineiro do PT de “moleque” e o acusou de interferir nas decisões do PT municipal. “Isso que dá colocar moleques no processo. Vou dar um Aurélio para eles de presente, pois acho que eles não leram o estatuto do partido”. Questionado sobre a possibilidade de abrir mão da candidatura para ser vice de Patrus, Roberto esquivou-se. “Aí já é outra negociação. Aí já é outro fato novo. Não posso adiantar”, sorriu. Ele rechaçou ainda a atitude de Lopes de pedir que os petistas saiam da administração municipal.
Por outro lado, Lopes argumenta que o diretório municipal tem apenas o direito de deliberar sobre o lançamento ou não de candidatura própria, mas não de escolher o nome do candidato. “Em cidades acima de 200 mil habitantes, a direção estadual do PT participa diretamente da escolha, junto à nacional”.
Cotado para ser o escolhido, o ministro Patrus Ananias (PT) evitou comentar a ida de Carvalho ao TRE. “Não vou entrar em polêmicas. Temos que buscar a unidade do PT. É preciso reconhecer o papel dele”, disse. 
O ex-ministro aproveitou para descartar a possibilidade de ser vice em qualquer composição. “Isto está descartado. Não estou pleiteando nada. Meu nome foi citado para ser prefeito e só trabalho neste sentido agora”


*Adaptações do FN Café News / publicações dos jornais EM, Hoje em Dia e O Tempo, BH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva