terça-feira, 17 de julho de 2012

Energia Renovável e Sustentável: a eólica


Complexo Eólico Alto Sertão I, localizado nos municípios de Caetité, Gunambi e Igaporã (BA)

Foi inaugurado neste início de mês (9/7), no Sudoeste da Bahia, o Complexo Eólico Alto Sertão I, que é um empreendimento da Renova Energia empresa do Grupo Cemig  (Companhia Energética de Minas Gerais), especializada na geração de energia renovável. Considerado o maior do gênero na América Latina, o complexo eólico vai gerar 294 MW de energia, o que representa incremento de 29,4% na matriz eólica do País, atualmente na ordem de 1 GW.

Localizado nos municípios baianos de Caetité, Guanambi e Igaporã, o empreendimento teve investimentos de R$ 1,2 bilhão e é composto por 14 parques, que tiveram sua energia comercializada para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

São 184 aerogeradores de 1,6 MW e cada parque irar gerar até 30 MW. A energia gerada pelo Complexo Alto Sertão I é suficiente para garantir o consumo de uma cidade com 540 mil residências ou cerca de 2,16 milhões de habitantes, considerando quatro pessoas por residência.

COMPROMISSO
O Complexo Eólico Alto Sertão estava apto para operar em 1º de julho de 2012, mas antes mesmo da data todos os parques estavam prontos para entrar em funcionamento. "Consideramos o empreendimento um case de sucesso em execução porque além de termos conseguido antecipar a data da entrega, o projeto teve rentabilidade acima da estimada inicialmente", afirma Mathias Becker, diretor-presidente da Renova Energia.

Com a entrega dos parques, a Renova se prepara para mais uma etapa de obras e investimentos na Bahia. Em pouco mais de dois anos, outros 15 parques eólicos serão inaugurados.

SUSTENTABILIDADE
Os 14 parques eólicos estão localizados nos municípios de Caetité, Igaporã e Guanambi. A chegada da Renova à região impulsionou a economia local, tanto pelo aumento dos tributos arrecadados, como pela geração de receita com a mão de obra utilizada na construção do empreendimento. Além disto, como parte de sua política de responsabilidade social e ambiental, a empresa desenvolveu um portfólio de projetos que vão garantir o desenvolvimento sustentável dos negócios, ao mesmo tempo que traz benefícios para toda a sociedade. Para colocar em prática esta política, a Renova Energia está investindo R$ 9,4 milhões no Programa Catavento, iniciativa que reúne 20 projetos sociais.

A Cemig, fundada em 22 de maio de 1952, é uma holding composta de mais de 100 empresas e com participações em consórcios e fundo de participações, além de possuir ativos e negócios em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal e também no Chile.
Atua nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, e ainda na distribuição de gás natural, por meio da Gasmig, em telecomunicações, por meio da Cemig Telecom, e no uso eficiente de energia, por meio da Efficientia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva